A ex-governadora do Maranhão e deputada federal licenciada Roseana Sarney (MDB) voltou a deixar em aberto seu futuro político para as eleições de 2026. Em entrevista ao portal Metrópoles no domingo (21) , Roseana relatou sua luta contra um câncer de mama triplo negativo e afirmou que segue confiante na recuperação.
Em tratamento desde agosto de 2025, a ex-governadora divide atualmente o tempo entre São Paulo, onde realiza sessões de quimioterapia, e o Maranhão. Segundo ela, o diagnóstico foi descoberto durante exames de rotina. Mesmo diante da gravidade da doença, Roseana disse enfrentar o momento com serenidade, fé e determinação.
“Você tem de ter calma primeiro, tem de ter resiliência e tem de acreditar que vai vencer. E mais do que isso, a fé tem de te mover nessas situações todas”, declarou.
Durante a entrevista, Roseana também lembrou que esta não é a primeira vez que enfrenta um câncer. Em 1998, ela recebeu outro diagnóstico da doença e passou por quatro cirurgias. A parlamentar afirmou que sempre procurou manter uma postura positiva diante das dificuldades.
Apesar de não descartar um retorno mais ativo à política, Roseana evitou confirmar se será candidata ao Senado Federal em 2026. A possibilidade vem sendo discutida nos bastidores da política maranhense, mas, até o momento, não há uma definição pública sobre o assunto.
Com a recuperação em andamento e os efeitos do tratamento diminuindo, a ex-governadora indicou que começa a avaliar uma participação mais intensa no cenário político. Ainda assim, sua eventual entrada na disputa pelo Senado permanece no campo das especulações.
Roseana Sarney está licenciada do mandato de deputada federal e é apontada como um dos nomes do MDB que podem influenciar diretamente a composição política para as eleições de 2026 no Maranhão.


